PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Projects under development

Projetos em desenvolvimento na Memória do Trem.

Não aceitamos pedidos para os livros ainda, pois estes ainda estão em preparação sem data definida para lançamento.

 

Projects under development by Memória do Trem. We do not accept any orders yet, since those books are still in preparation, with no defined release date.

Locomotivas Elétricas da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí

 

Electric Locomotives from Santos a Jundiaí Railway

A história da eletrificação e das locomotivas elétricas da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí e de sua sucessora

 

Seguindo o caminho da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a então São Paulo Railway iniciou os estudos para a eletrificação de suas linhas entre Paranapiacaba e Jundiaí, sendo as obras efetivamente executadas pela Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, já sob controle federal.

Apesar do sucesso alcançado, hoje a eletrificação ferroviária no Brasil só existe nos sistemas de transporte de massa, como as linhas de subúrbio ou em metrôs, porém com uma importante exceção à regra: a moderna linha de cremalheira na Serra do Mar, operada pela MRS Logística S. A., sucessora da histórica Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

 

Thomas Otávio Alves Corrêa

Rafael Prudente Corrêa Tassi

Guia de Locomotivas Diesel e Elétricas no Brasil

 

Diesel and Electric locomotive guide in Brazil

Uma coletânea dos principais modelos de locomotivas em operação no Brasil

 

Presentes em todas as ferrovias e em muitas grandes instalações industriais, portos e minerações, as locomotivas diesel elétricas e as locomotivas elétricas atraem sempres a atenção de todos, representando praticamente a identidade visual da empresa junto ao grande público.

Os modelos são os mais variados, dentre os importados e aqueles já fabricados no Brasil, cada um com suas características próprias, em função dos serviços a serem realizados, tracionando trens em linha ou em manobras.

 

João Bosco Setti e Vinicius C. Setti

 

Carros Budd no Brasil - 2: os trens que marcaram época

Budd cars in Brazil - 2: Trains of São Paulo, RDC's and electric unit trains

 

Os trens de luxo das ferrovias paulistas (Sorocabana, Mogiana e Araraquara), as as "Litorinas" de bitola métrica e os trens-unidades-elétricos das diversas ferrovias e dos sistemas de metro, incluindo aqueles exportados para vários países.

 

José Emílio Buzelin

 

Ferrovias Canavieiras

 

Sugarcane Railways

A história das ferrovias utilizadas nas usinas de cana em todo o Brasil

 

As ferrovias canavieiras, por mais de cem anos desde o final do século XIX, sempre foram parte importante da indústria canavieira do Brasil,  operando intensamente durante o período de safra para transportar toda a produção de cana a ser industrializada na produção de açúcar e álcool.

Quase sempre com locomotivas a vapor, por muitos folcloricamente conhecidas como “marias-fumaça”, e am alguns casos com pequenas locomotivas diesel ou até mesmo elétricas ou a gasolina, os trens carregados de cana eram um elemento presente durante muito tempo na paisagem dos grandes canaviais do Brasil.

 

Nicholas Burmann

 

Vapor Máximo: uma história da moderna tração a vapor no Brasil (1885 - 1996)

 

Maximum Steam: a history of the modern steam traction in Brazil (1885 - 1996)

A história da evolução tecnológica das grandes locomotivas a vapor no Brasil

 

Contando a história da moderna tração a vapor utilizada nas locomotivas que percorreram os trilhos das ferrovias brasileiras, abrangendo o período de 1885 a 1996, e mostrando como a evolução dos chamados tipos convencionais da locomotiva a vapor se refletiu nas ferrovias brasileiras sob vários aspectos, que incluem desde a carência de combustíveis fósseis até as deficiências de infra-estrutura e de aparelhamento de boa parte das ferrovias nacionais para operar com os tipos mais avançados de locomotivas a vapor.

 

Eduardo Coelho

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