FROTA DE LOCOMOTIVAS NO BRASIL

Locomotive Fleet in Brazil

IGL - Inventário Geral de Locomotivas

 

O Inventário Geral de Locomotivas é um banco de dados feito pela Memória do Trem destinado ao cadastramento de todas as locomotivas utilizadas no Brasil. As pesquisas tiveram início em 1988, e o cadastramento foi iniciado, contando atualmente com mais de 7500 locomotivas inéditas, muitas das quais constando de vários registros cruzados, que no total passam de dezesseis mil.

 

O desenvolvimento do IGL tem sido possível graças à participação de vários pesquisadores não apenas no Brasil, mas até mesmo no exterior, que contribuem com informações históricas. O que distingue o IGL de qualquer outro levantamento é a sua forma padronizada, necessária ao manuseio e cruzamento das informações entre todos os operadores de locomotivas.

 

Estamos agora iniciando um projeto piloto de apresentação das principais informações do IGL neste site, que precisa ser gradativamente atualizado. Não queremos apenas receber informações, mas acima de tudo intercambiá-las, visando enriquecer os conhecimentos de todos, em suas áreas de interesse histórico.

 

Todas as informações referentes às frotas de locomotivas se destinam exclusivamente ao lazer dos apreciadores de ferrovias. Não garantimos em hipótese alguma a precisão oficial dos dados, pois estes precisam ser atualizados e NÃO representam a posição oficial das ferrovias e empresas citadas.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OU BAIXAR O IGL (arquivo .pdf) Click to access or download the Inventory
(.pdf file)

A lista com as abreviaturas e códigos utilizados no IGL pode ser encontrada ao final do documento

There is a list with all codes and abbreviations at the end of the file.

About the General Inventory of Locomotives

The "General Inventory of Locomotives" is a computer database created by Memória do Trem dedicated to catalogue all locomotives used in Brazil, from the smallest plantation or industrial concern to the big railroads. Created in 1988, the IGL now contains about 7500 original engines (steam, electric and diesel) and in fact exceeds sixteen thousand records to account for renumberings and changes of ownership.

The research for IGL is done by several railfans not only in Brazil but worldwide, as the interest for locomotive heritage is even stronger in the original countries where most of our locomotives were made.

We are now launching a pilot project, presenting the IGL in this site, knowing that it needs to be thoroughly updated. Our goal is to share information with the whole world about Brazilian Railroads. All the info presented on the IGL is merely for the enjoyment of the railfans, since it is not yet updated and does not reflect the actual database of the companies.

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