CARROS BUDD NO BRASIL -1: OS TRENS QUE MARCARAM ÉPOCA

Budd cars in Brazil - 1: Central's trains and RDC's

Imagens e conteúdo do livro / Images and contents from the book

Carros Budd no Brasil - 1: os trens que marcaram época

Budd cars in Brazil - 1: Central's trains and RDC's

 

O livro trata dos trens de luxo da Estrada de Ferro Central do Brasil: o "Santa Cruz", o "Vera Cruz", o "Trem de Prata" e as "Litorinas" de bitola larga, levando o leitor a uma verdadeira viagem pela história. Aborda as origens dos carros Budd nos Estados Unidos até a chegada dos primeiros para a EFCB, e em seguida apresenta detalhes de cada tipo de carro, com dados, fotos e desenhos. Por fim as automotrizes de bitola larga, com a descrição de cada tipo, também com fotos e desenhos. Ao final um anexo sobre a fabricação dos carros Budd no Brasil, especialmente para as ferrovias paulistas e os trens metropolitanos. Impresso em off set em papel couche brilho, com todas as legendas em português e inglês, e tendo ao final um resumo do texto em inglês.

 

This book is about the broad gauge streamlined passenger trains built by Budd for EFCB: "Santa Cruz" and "Trem de Prata" (Rio de Janeiro - São Paulo), "Vera Cruz" (Rio de Janeiro - Belo Horizonte) and the RDC cars, and is is divided in four main parts. In the first part it shows the development of the new Budd cars for EFCB in 1948. The second part presents the details of each type of car with data, photos and drawings. In the third part the history of the prestigius trains of EFCB. The last part presents the broad gauge rail diesel RDC1 and RDC2 cars, or "Litorinas", with the description of each type and the history, also with photos and drawings. At the end a special section with a brief history about the production of the Budd cars in Brazil, especially for the railroads in the state of São Paulo and the suburban trains. The book was printed in "off set" and all photo captions are in Portuguese and English, with a summary also in English covering the basic history of Budd cars in Brazil.

 

Autor: José Emílio Buzelin

ISBN: 85-86094-03-X

Ano: 2002 / Year: 2002

Formato: 21 x 28 cm / Size: 8 1/4" x 11".

Páginas: 144 em p&b / Pages: 144 b&w.

Ilustrações: mais de 410 fotos, desenhos e mapas em p&b / Illustrations: over 410 b&w photos, drawings and maps.

CONTEÚDO DA OBRA

 

  • Apresentação
  • Capítulo 1: O trem de passageiros no Brasil: pioneirismo e evolução
  •     Edward G. Budd e sua influência na modernização das ferrovias americanas
  •     A modernização da Central e o serviço de passageiros de longa distância
  •     Os carros Budd e a nova era dos trens de luxo na Central
  • Capítulo 2: Os carros Budd da Central do Brasil e seus principais detalhes
  •     Carro administração
  •     Carro bagagem - chefe de trem
  •     Carro correio
  •     Carro dormitório cabine dupla
  •     Carro dormitório cabine individual
  •     Carro salão cauda
  •     Carro poltrona para 56 passageiros
  •     Carro poltrona para 76 passageiros
  •     Carro restaurante
  • Capítulo 3: O “Santa Cruz”: O legítimo sucesso de um trem de luxo
  •     O “Trem de Prata”: Luxuoso e efêmero na esteira histórica do “Santa Cruz”
  •     O “Vera Cruz”: A tradição sobre trilhos
  •     O “Trem Mantiqueira”: Ao apagar das luzes
  •     Os carros Budd da Central ao final do século XX
  • Capítulo 4: Automotrizes Budd: a novidade sobre trilhos
  •     As automotrizes Budd de bitola larga para a Central do Brasil
  •     O renascimento e a preservação das automotrizes Budd
  • Anexo I: A cronologia fabril Budd no Brasil
  • Anexo II: The Budd cars in Brazil - 1: Central’s trains and RDC’s
  • Bibliografia

Infelizmente NÃO mais receberemos pedidos pois o livro está agora ESGOTADO!

This book now is SOLD OUT!

Copyright © 1995 - 2016 SPMT. Todos os direitos reservados

Site criado e mantido por Vinicius Setti - Webdesign